Toyota 2000GT celebra 50 anos como Bond Car
Na hora de falar dos automóveis mais elegantes de sempre o Toyota 2000GT é um nome que é sempre recordado. É certo que nos automóveis, como em tudo, é muito difícil reunir unanimidade. Mas acredite, este 2000GT tem um grupo de fãs interminável, e olhando para a galeria de imagens acima é fácil perceber porquê. E como tal, qualquer oportunidade para recordar este clássico japonês é muito bem-vinda.
A estreia pública deste modelo ocorreu em 1965, no Salão Automóvel de Tóquio, mas só em 1967 começou a ser produzido e… conhecido! Tudo por culpa do "papel" em "You Only Live Twice". Ainda assim, esta "apresentação" ao mundo não foi necessariamente autêntica… É que o 2000GT que Sean Connery conduziu no cinema era descapotável, e a Toyota nunca fez uma versão cabrio deste modelo.
À primeira vista parece uma enorme confusão, mas a explicação é aparentemente bastante simples, já que os rumores garantem que esta solução se ficou a dever ao facto de Connery (1,88 m de altura) não caber no desportivo japonês. Como alternativa, a marca nipónica fabricou, em tempo recorde (duas semanas), duas versões roadster exclusivamente para o filme.
Debaixo do "capot" está um motor de seis cilindros em linha de 2.0 litros desenvolvido em parceria entre a Toyota e a Yamaha que debita 150 cv de potência. Pode parecer pouco tendo em conta os dias de hoje, mas era suficiente para "empurrar" este clássico japonês até aos 209 km/h.
Todos estes "trunfos" fazem deste Toyota um automóvel apetecível, e mesmo que não tenha a mesma tradição como "Bond Car" do que os Aston Martin e só tenha aparecido "meia-dúzia" de minutos no grande ecrã, chega para convencer Daniel Craig, o 007 actual, que já admitiu que este é o seu "Bond Car" preferido de todos os tempos.